quinta-feira, 23 de novembro de 2017

SUJESTÃO - ANTOLOGIAS

Resultado de imagem para brigitte bardot


A Editora Chiado

A c/ Luis Fonseca Raimundo

Em cópia Word, devolvo preenchidos os espaços solicitados, confirmando a minha proposta para o livro Antologia: ”Do Mosto à Palavra, vol. I”.

Se me é permitido deixo aqui uma sugestão, em que já tinha pensado: durante um almoço de poetas, da Associação Portuguesa de Poetas, uma poetisa de certa proeminência, no seu discurso, entre cerca de 50 poetas - escritores, verberou certas editoras, que baseiam a sua actividade na edição de Antologias, com liquidação e … rentabilidade prevista e antecipada, sem ao menos fazerem distribuição.
Ora, se, se participa numa antologia nesses moldes, é certo e sabido que o leitor será apenas o autor, quando muito algum amigo a quem (vaidosamente, ofereça o livro).
Sem escritores, não haverá editoras, quer dizer que estas dependem deles, portanto, nada como as duas partes constituírem um só corpo.
A Editora Chiado, já ganhou pergaminhos, chegando à vanguarda das editoras.
E também faz parte dessa vanguarda, a contrapartida de um livro a enviar a cada autor seleccionado.
Agora um reparo: “Um livro Num Dia” terá dado frustração a autores, como no meu caso.
Na primeira edição a minha participação, embora me tenha sido dito pessoalmente, ter entrado, o meu texto não saiu (estive presente na distribuição dos mil livros e trouxe um).
Recebi Mail a informar haver nova edição, como não me foi possível deslocar-me no tempo indicado, e no Mail recebido não consegui ler o nome dos autores não sei se a minha participação foi aceite a figurar.
Tudo se resolveria com uma cultura, da oferta de exemplar a cada autor!...
Permito-me, apontar isto, já porque, criei, editei e dirigi um periódico, cerca de trinta anos, publiquei em duas línguas.
Em condições bem adversas, dos dez livros publicados, em distribuição própria, no conjunto consegui 80% de vendas.
Julgo que, pela minha prática no lançamento do Circulo de Leitores.
Com o pedido de desculpas,
Obrigado

Daniel Costa



1 comentário:

Ana Bailune disse...

Triste isso...
Boa sorte, Daniel.