Festival das Enguias

Delta do Rio Parnaíba: http://www.deltadorioparnaiba.com.br

FESTIVAL DAS ENGUIAS

Com um casal de amigos, ontem dia 15 de Março de 2007, andei por terras da bord’água, na planície do Ribatejo, cenário onde, esse grande escritor, que foi Alves Redol, situou a sua trilogia “Marés”, “Gaibéus” e “Avieiros”.
O objectivo principal, era o irmos no mês do festival das enguias. Na zona, a maioria dos restaurantes, têm assinalado o Festival, como ementa gastronómica principal, por Março ser o mês em que a enguia é a rainha do paladar.
Salvaterra de Magos é o concelho, por excelência deste produto gastronómico, menciono alguns restaurantes, que apresentam a especialidade, cozinhada de diversas maneiras, à escolha do freguês.
Restaurantes, como a Casinha, Cabana dos Parodiantes, D. Roberto, Escaroupim, Preto e Branco, Zé do Moinho, em Salvaterra de Magos; Adega da Rosa, Califórnia, Quinta da Barragem, Tira Picos, em Foros de Salvaterra; A Grelha, Bom Garfo, O Cantinho de Marinhais, o Pinto; em Marinhais, para citar apenas estes, são amostra da gastronómica, do Festival.
De resto, há muitos outros, em variadas terras do concelho, o difícil será a escolha.
Porém, por indicação de especialistas, gastrónomos daquele peixe Anguillifome, fomos até Foros de Benfica, ao Restaurante Constantino das “Enguias”.
Não sendo o prato de enguias, o meu preferido, como as doses eram individuais, escolhi-as grelhadas.
Foi a primeira vez, que o mesmo me apareceu!... Confesso que apreciando grelhados, acabei por ficar maravilhado, com o saboroso pitéu.
A Salvaterra, neste mês de Março acorrem milhares de forasteiros, para apreciar ou descobrir a gastronomia tipicamente local.
Os apreciadores, Dispõem das enguias fritas, de ensopado ou caldeirada, grelhadas ou de fricassé e outras opções.
Depois podem aproveitar a oportunidade, para apreciar a vertente cultural, especialmente, criada para o mês da enguia. Apreciar a grandeza da Lezíria, do toiro, a nobreza do cavalo, etc.
O forasteiro acaba por prometer voltar.
Como curiosidade, tome nota: no sul do Brasil, a enguia designa-se muçum.

Daniel Costa

Comentários

SAM disse…
É verdade...Muçum, Daniel!


Um beijo
Anónimo disse…
Assim é... Tbm enguia-de-água doce ou muçu...

Interessante teu texto.

Mensagens populares deste blogue

Mundo e Vida

General Alves Ribeiro

JOLRNALISMO SÉNIOR - PIONEIROS XXI