Poetas Populares

CARLOS DOS JORNAIS

Há tempos, falando de Lisboa dos anos sessenta, mais propriamente dito da Baixa, alguém me questionou, Carlos dos Jornais conheceste?
Conheci bastante bem! Trata-se do poeta popular de Lisboa, que tinha a sua banca de jornais na esquina da Rua 1º. de Dezembro, do lado esquerdo da Estação do Rossio.
Falar aqui, do Carlos dos Jornais, a quem comprei o Diário de Notícias, ou A Bola, algumas vezes, é pois recordar, um dos poetas populares deste país.
Recordando os poetas populares, que os há pelo rectângulo, vem logo à memória, o inconfundível poeta algarvio António Aleixo.
Quem ama a poesia, quem a aprecie, sabe distinguir um bom poema, que obedeceu a ideias profundas, de um pensamento de alma, de umas palavras bem rimadas.
Nesta actividade salutar, que é a dedicação à blogosfera, falando em poesia escrita a propósito, podem também apreciar-se extraordinários poemas, até de gente que já os publicou em edição de livro.
Nesse particular, Carlos dos Jornais, como outros de que tomei conhecimento, escreveram poesia, mas a divulgação acaba por entrar na penumbra com eles.
O citado, como outros que foram convidados da TV, revelaram poder de improvisação, no fundo nada de extraordinário!
Muitos, foram analfabetos, como o foi António Aleixo, mas este apresentou um elevado pensamento interior. O que dizia era o saber a verdade de profundas observações, da sociedade que o rodeava.
Quem nasce ou faz vida na capital, é privilegiado, o que não foi o caso!
Portanto, não se evoluindo na capital, em qualquer campo em que desenvolva actividade, jamais poderá aspirar a ser lembrado, no futuro.

Daniel Costa


Comentários

Leonor C.. disse…
Lembro-me do Carlos dos Jornais, uma figura da típica da nossa Lisboa. Pena que, pessoas como essa, passem ao esquecimento.Tanta coisa e tanat gente é esquecida na nossa terra... Há quem nasça para brilhar... há quem nasça para ficar na penumbra...
Gostei de passar por aqui. Também gosto de fazer poesia HOJE E AMANHÃ

Um abraço

Mensagens populares deste blogue

General Alves Ribeiro

JOLRNALISMO SÉNIOR - PIONEIROS XXI

Mundo e Vida