Provérbio popular e gastronomia



“CASA DE PAI, ESCOLA DE FILHO”


Em virtude de celebrar hoje o 25 de Abril de 1974, ou seja a Revolução de Abril, ou a Revolução dos Cravos, ocorreu-me este pensamento que cheguei a ouvir na Bufarda nos anos cinquenta.


+++++++++++++++++


ESPECIALIDADE GASTRONÓMICA


TIRAS DE CHOCO FRITO: é uma especialidade gastronómica de Setúbal, uma cidade encantadora.
Quando algo de cozinhado faz o meu género, fico cliente indefectível. Mercê das minhas constantes visitas de trabalho à cidade, almocei ou jantei inúmeras vezes o petisco.
Nunca o vi em lado nenhum, embora tenha feito refeições em praticamente todas as cidades do país.
Sou levado a crer que, os setubalenses, com porto de pesca na cidade, sejam detentores dos segredos da preparação das tiras do choco para fritar.

Há cerca de quinze anos, não tomava refeições em Setúbal, de modo que ontem fui até lá matar saudades do prato, que está anunciado, na maioria dos restaurantes, que assim fazem da especialidade gastronómica um verdadeiro Ex-Libris.
Ontem 24 de Abril, fui com amigos, que queriam muito conhecer melhor Setúbal e saborearem aquele prato.
Servi assim, de cicerone e acho que a gostosa função não me terá saído mal, pois o encanto por tudo foi visível.


Daniel Costa

Comentários

Daniel
você falou de tal forma desse petisco que fiquei aqui imaginando como seria...
Passei por Setubal numa de minhas idas a Portugal, mas não cheguei a conhecer cidade, fiquei com uma visita ao Castelo de São Filipe, de onde se tem uma vista maravilhosa e uma passagem rápida pela baixa. Mas do que vi, gostei demais.
Whispers disse…
Daniel!

Sinceramente não conheço o petisco,o que me deixou curiosa e assim que acabar de te comentar vou dar uma olhada na net para ver se encontro.

beijinhos

Whispers
BOTINHAS disse…
Amigão
Estive fora mais de uma semana, o que me impossibilitou de responder, atempadamente, aos comentários que amiga(o)s fizeram o favor de deixar no meu penúltimo post.
Estive a ver os teus posts que ainda não tinha lido, e dei umas boas gargalhadas, nalguns. Outros são mais para meditar...

Queres saber uma coisa?
Costumava só ir ao meu blog à noite, em casa. Resolvi aproveitar os poucos momentos que tenho livres aqui no escritório, e visitar as amigas e amigos.
Se hei-de estar a conversar de coisas que não interessam a ninguém...ao menos vou fazendo o que me dá prazer... E aqui estou!

Desejo um resto de boa semana.
Abraço fraterno
Botinhas

Mensagens populares deste blogue

General Alves Ribeiro

JOLRNALISMO SÉNIOR - PIONEIROS XXI

Mundo e Vida