Mundo e Vida

FIGURA INESQUECÍVEL - livros, uma abertura ao mundo

Das figuras de vida, bem vistas as coisas, se as prioridades não fossem apenas brotadas do acaso, o tio Miguel, de seu nome completo Miguel António Foz teria de ser número um.
Da facto o seu pai, meu avô materno, já se chamava Miguel Foz, morreu precocemente, com vinte e seis anos, deixando quatro filhos, comprado alguns pedaços de terreno e o nome de Casal do Foz, onde terá mandado construir a primeira casa local de habitação.
O tio Miguel tinha casado com uma senhora viúva, propretária de uma pensão, em todo um prédo, o mais alto da cidade Peniche, bem no centro da então vila, com quatro andares, um espanto!...
A tia Elvira era um pouco mais velha e tinha já uma filha, a Glória em idade de namorar.
Em resultado, devido a uma destas patologias, pouco amigas de pessoas que ultrapassaram os "entas", o tio Miguel ficou viúvo.
Ainda tentou manter e gerir a pensão, no entanto a alma da mesma, a tia Elvira já não pertencia ao mundo dos vivos e o negócio acabou por se tornar inviável, até porque os familiares da defunta, ainda esta estava em câmara ardente, imediatamente desviaram muito recheio, como talheres, tachos e outros apetrechos necessários à laboração.
Em resultado o viúvo, viu-se na contingência de trespassar a pensão, onde morava e recolher os pertences pessoais. Deles constavam um receptor de rádio Galena e um baú recheado de livros, fechado a cadeado.
Todo este material esteve armazenado no sótão da casa dos meus pais, onde os filhos rapazes tinham o seu dormitório.
Acontecia, ter os meus doze anos e "devorava" todas leituras, que ia conseguindo. Tinha lido todas as revistas que o meu avô paterno tinha guardadas, livros que conseguia na paroquia, adequados à minha tenra idade, mas "queques" para o meu gosto, muito o jornal do Seminário de Coimbra, o "Amigo do Povo", que o pai recebia semalmente, como assinante anual, a pagar por cada um desses períodos a quantia 5$00. Esse tinha rúbricas interessantes, como o "Tio Ambróso e o Carlos ao Calor da Fogueira ou à Sombra do Castanheiro", consoante fosse Inverno ou Verão.
Daí um dia pensei, em como abrir o baú do tio. Pela "surra", experimentei o cadeado com um arame e não é que estava ali um manancial de livros à disposição?
A partir dessa altura passei a ter bastante para ler, durante muito tempo, pois só dispunha de tempo à noite, de dia já trabalhava, a sério no campo de sol a sol.
Devorei ávidamente, com a tenra idade de doze anos, livros como o grande volume de Ferreira de Castro, "A Volta a Mundo", "Gaibéus, "Marés" e "Avieiros", de Aves Redol, encadernados em conjunto, "Darwin seu Saber e seus Erros", ensaio sobre a sua teoria da evolução do homem.
Muitos outros interessantes, de que não me lembro nomes, mas sei o quanto ali bebi de cultura.
Fiquei a saber algo sobre a lenta progressão rumo à canonização de santo, mais um livro critico sobre as aparições de Fátima, outro sobre a Segunda Grande Guerra, Santa Filomena, um romance, género de Daniel Delfoi, publicada em capitulos num jornal, depois encadernados.
Um policial com a personagem de uma mulher muito frívola, capaz de sugar rios de dinheiro, este tinha chegado à contigência de recorrer a assaltos, para poder satisfazer todos os caprichos da sua amada.
A amizade e os encontros com o irmão, de quem era muito amigo, no policial, passaram a servir para saber o andamento a investigação. Rematava sempre, em fim de conversa: "Ourivesaria e Veronice são o meu mundo".
O epílogo acaba por ser dramático, o policial descobre que o gatuno que procurava era o próprio irmão. Contrariado, mas cumpriu o dever de o entregar a justiça.
A aprendidagem terá resultado, porque naturalmente, passei a referir assuntos desconhecidos na minha aldeia natal Bufarda. As pessoas até acreditavam, porque saíam espontâneamente, porém não raro, perguntavam: Onde aprendeste essas coisas rapaz?
Ressaltava então, um olhar modesto, enquanto fugia a mais interrogativo?
Só muito mais tarde, com as aulas liceais, vieram muitas respostas que ficaram a pairar nas minhas cogitações.
Devo dizer que atribuo muito da minha formação a esta circunstâcia, a tal ponto que, como trabalhador rural, comecei por fazer os dois primeiros anos do liceu, em apenas num ano, a trabalhar para pagar a escola particular e mais dois cursos, acabei por ser dispensado da oral.
Mesmo com esta bagagem de baú, olhando o passado, não devo continuar modesto, acima da média e exclamar:
- Um êxito!...
Evidentemente, se sempre gostei do tio Miguel, ele passou a ser um ídolo, tanto mais que adoptei o seu nome como pseudónimo (registado), em Director executivo, da minha Revista FRANQUIA e de bastantes escritos dos anos setenta.
Homenageava o tio Miguel e o meu avô, com o mesmo nome, recordado, pelo filho mais velho, o tio José Miguel, que também apreciava, assim como a tia Lourdes, a cuja celebração de noventa anos tive o prazer de assistir.
Depois, com uma certa dose de emoção, poder realmente dizer: presente!..

Daniel Costa

Comentários

Unknown disse…
Nasci em 1958 em Bufarda - Peniche, sempre residi nesta localidade e gosto de relembar assuntos que tem a haver com a minha aldeia.
Os meus parabens pelo Blog, pois gostaria de saber mais sobre a toponimica de Bufarda.
Luis Manuel Conceição Ferreira
Bufarda, 31-01-2010
Daniel Costa disse…
Caro Luis

A Passagem de um bufardense , aconteceu pela primeira vez num dos meus blogues ontem contigo. Nasci na Bufarda em 1940, por la trabalhei no fanico até 1960, até ir para a trop e consequentemente para Angola. Sou irmão da Glória.
Sempre sonhei viver e trabalhar em Lisboa, acontenceu!
Sobre a topinia da Bufarda, sei que já exitiria no tempo de D.Afonso Henriques, por ouvir um rofessora.
Hoje no blogue daniel milare dedicado à minha poesia, o poema e designa-se EM MIRAGAIA. Em mundo e vida ha várias coisas sobre.
Respondo aqui porque o teu blogue
não é aberto, porque normalmente é no do comentarista.
Um abraço
Daniel
Caro amigo Daniel,

Permite-me certamente que o trate assim.
Julgo ter tido a honra de o conhecer no Sempre Jovens, pelo menos o nome é-me familiar.
Não creio estar enganada, mas...

Escolhi para já este seu Blog, ao qual só dei uma vista de olhos, mas já vi que temos algumas afinidades.
Pipos e Vinhos são uma das minhas paixões. Trabalhei 14 anos na Porto Ferreira e creio que podia ter sido uma boa enóloga. Quis o destino que fosse lá, na Empresa, guia turística.
Como já percebeu sou de Letras, outra paixão.

Voltarei para ler e comentar.

Abraço,
ou
Fernanda Ferreira e ainda
Fernanda Ferreira

Mensagens populares deste blogue

Mundo e Vida

General Alves Ribeiro

JOLRNALISMO SÉNIOR - PIONEIROS XXI