Mundo e Vida




O PRESENTE TRABALHO FOI-ME SUGERIDO PELA AMIGA SARITA, DO RIO DE JANEIRO, COM OS BLOGUES SAM E DESNUDA, A QUEM O DEDICO AFECTUOSAMENTE


AVC - SEQUELAS

Como é de calcular ficaram sequelas, na aparência parecerei mais novo, porém ficando a fazer tudo, procuro fazê-lo com menos rapidez que anteriormente, os mecanismos são menos espontâneos, há que coordená-los mais com a actividade cerebral.
Durante três meses, diariamente, vinham duas (duas) senhoras darem-me banho, que tinha de tomar sentado, uns tantos dias por semana, uma fisioterapeuta, que começou a aplicar-me terapia nos pés comigo apenas sentado.
Depois andei amparado a um tripé, canadiana, etc.
Passei a vestir-me de pé e não sentado, como o fazia. Cheguei a demorar quinze minutos, contados, a vestir um par de. calças, teimava até conseguir.
Da sala de fisioterapia, recomendaram-me passar feijões pelos dedos oito vezes por dia, o que observei rigorosamente
Fiquei com uma das quatro carótidas sem funcionar, uma arritmia, a hipertensão que tinha, sem saber e nem liguei a uma tensão, de certo modo alta, que se tinha tornado constante.
Apenas renunciei por vontade própria a conduzir automóvel, isto porque andar, por exemplo 50 km, pode produzir cansaço e a consequente desatenção, como nada me tinha acontecido em bastantes anos e muitos quilómetro percorridos, decidi não correr riscos.
Fui recuperando todas as funções vitais, sete anos depois o sorriso, uma das minhas características pessoais e a sensualidade. Da perda destas últimas, sem nunca perder o espírito optimista, já estava conformado.
Porém alguém consegue adivinhar a alegria, que sente alguém, sete anos depois, dar consigo de novo a sorrir?
Depois de ter voltado e escrever no JORNAL DA AMADORA, cerca de um ano antes, onde escrevera esporadicamente. Senti necessidade de entrar num novo mundo, a Internet e dispor de um blog, depois de três experimentações, vi que conseguiria dominá-la um pouco, já que usava PC, desde 1997, para escrever.
Foi assim, que em 20 de Junho de 2006 abri o rudimentar blog mitalaia, no espaço do semanário “SOL”, depois daniel milagre, no blogspot. Alguns dos meus comentadores, felizmente amigos, a quem devo gratidão, não se terão apercebido, que embrulhava muito a escrita, não conseguia postar fotos, não conseguia imaginar e escrever poemas, etc.
No daniel milagre, o post de 31 de Dezembro de 2008, teve 70 comentários. Já então escrevia poesia, repito aqui o poema.

AVENAL

Desafiado pelo Toino Tchim
Um amigão, afinal
Bastantes dias, vinha, cavei
Na quinta do Avenal
Montados nas bicicletas
Íamos pelo Toxofal
Ali na padaria
Na do Carlos padeiro
Ainda madrugada
Adquiríamos o casqueiro
Da primeira fornada
Tomávamos o “Mata-bicho”
A manhã despontava
De bom vinho
A velha cornada
Dizia o caseiro:
Quem se negue, não é homem
Não é nada!...
A seguir iniciava-se a jornada
O caseiro estimulava
A cada nova rodada:
Quem se negue não é homem
Não é nada!...
Mais vinho servido na canada,
O copo feito de corno de boi
Passara a alvorada.
Daniel Costa

Manualmente, fazia uma escrita bonita, hoje apenas consigo, ler eu os apontamentos que escrevo. Vale fixar mentalmente o que escrevo, como já antes acontecia.
O meu lado mental terá melhorado, o que se deverá a uma maior disponibilidade com que fiquei.
Deste então tenho quatro livros escritos em blogues próprios, um a ser já editado.
Considero-os uma ode à tenacidade, ao optimismo e ao amor à vida.

Daniel Costa


Comentários

Daniel, sua narrativa é comovente, pela força de vontade que demonstrou, pelo espírito de luta, pela vontade de voltar a viver.Uma verdadeira lição de vida, meu amigo. Eu o cumprimento, com muito respeito e amizade.
raimunda disse…
daniel, que milagre, e muita força de vontade de viver. Parabéns você é um homem determindado, de garra, que sabe luta pelo que acrdita. Continue com esse espirito de vida.
bjos.
Um homem inteligente, otimista e com muita bagagem cultural a oferecer ao próximo. Exemplo de vida.
Adoro contar com a tua Amizade, Daniel!
Sarinha merece de nós todo o carinho possível, mulher maravilhosa, amiga de verdade.
Estou emocionada...
Beijos, querido amigo!!!
SAM disse…
Meu querido amigo. Vida e Mundo! Comemoramos todos com você. É realmente, como já disse ao amigo, um estímulo, uma lição de vida para todos nós. É a fé Viva nos falando e a Esperança através dos seus relatos.Obrigada, Daniel!


Carinhoso beijo, amigo.
Maria Bonfá disse…
querido.. estou emocionada com sua historia de vida.. que exemplo de coragem vc é. e eu tenho a sorte de te-lo conhecido e te-lo por amigo.parabens por sua tenacidade, coragem e muita perseverança..e não posso esquecer do mais importante..és um guerreiro. meus aplausos a um grande homem que agora mais do nunca admiro e respeito.. vc esta em meu coração.. beijão meu amigo..

Mensagens populares deste blogue

JOLRNALISMO SÉNIOR - PIONEIROS XXI

Mundo e Vida

General Alves Ribeiro