Mundo e Vida

TAÇA DOS CLUBES
CAMPEÕES EUROPEUS

Congratulemo-nos desde já, porque o treinador português, José Mourinho, ao serviço do Milão, de Itália se sagrou Campeão Europeu da época 2009/2010. Feito que só por si, dá acesso ao clube participar na edição seguinte.
Em Portugal o Sport Lisboa e Benfica sagrou-se Campeão Nacional da época 2009/2010, sob a orientação do técnico português, Jorge Jesus, que também lhe dá acesso, por direito próprio a liga dos Campeões Europeus 2010/2011.
Este clube foi vencedor da competição nas épocas 1960/1961 e 1961/1962, desde então esteve várias vezes na final, saindo sempre derrotado.
Porém objectivamente vou abordar a época 1968/1969, em que o Benfica também entrou na maior competição europeia de clubes.
A então, editora PALIREX editou um álbum de cromos com todos os jogadores principais das equipas que participaram, foram elas: Benfica, Portugal; Real Madrid, Milão, Fussball, Saint-Etiene, Valur, Rápid, Anderlerlech, Akademisk, Glentoran, Jeunesse, Celtic, Manchester United, Malmô, Reipas, Manchester City, A. E. K., Fussubacllclub, Limassol, Ferencvaros, Cvena Zvezda, Carl-Zeiss, Ajax, Spatak Taz Trnava, Floriana, Club Sportif K.S. Ruch.
Os três administradores da citada editora, fizeram um périplo, por todas as sedes destes clubes para recolherem as fotos de todos jogadores participantes, com o objectivo de procederem à edição.
A caderneta foi impressa na então gráfica Bertrand & Irmãos, no Dafundo.
Como à época, era coordenador para os trabalhos editoriais, recebi uma caderneta e todas as folhas impressas inteiras, com as fotos dos jogadores a cores, antes da entrega ao cliente.

Da esqueRda para a direita: Os trÊs jog. de fila inferior,
Tony, Praia e Raúl Águas
ESTE É O CONJUNTO DE JOGADODORES, QUE O BENFICA APRESENTOU, PARA A TAÇA DOS CAMPEÕES 1978/1979, QUE ESTÃO NA CADERNETA EDITADA PELA PALIREX
Como se sabe, completar uma caderneta, dava direito a prémio, o que era difícil, dado que um cromo nunca aparecia, (tinha um nome: o mais custoso), sabe-se porquê!
Como dispunha de todo o material, dei-me ao trabalho de cortar todas as fotos e colar nas janelas respectivas, é por isso que conto no meu arquivo aquele objecto interessante porque histórico.
Histórico é o que se passou no acto da entrega, os maços de fotos de jogadores, sendo as folhas com eles bastante, morosas de cortar, este iam seguindo em tranches.
Num dia bastante chuvoso o carro da entrega sofreu um despiste, os cromos transportados, espalharam-se todos na via, com a chuva a cair sobre os mesmos. Aconteceu o pior do desastre, o condutor foi vítima mortal, um rapaz muito tranquilo, já casado e com um filho.
No entanto a editora, por intermédio do seu contabilista, um dos administradores, teve a pretensão de ser ressarcido, não pelo custo de edição, mas pelo de venda ao público, para mim estava a ser bico de obra, embora dissesse, o caso ser assunto de contencioso, a tratar do assunto, até porque havia seguro.
Em resultado, conversei no respectivo departamento, fiz o que me competia, no caso e acabei por nada mais saber do assunto.
Tal como Bella Gutman, o treinador campeão europeu preconizou, quando deixou o Benfica, este não fora mais campeão europeu, não foi nessa época e ainda espera.

Daniel Costa

Comentários

poetaeusou . . . disse…
*
Daniel,
desculpa o abuso,
,
ser do Benfica
é ser uma onda gigante
avermelhando um País de lés-a-lés,
é gritar em uníssono, ser criança,
multiplicando os sorrisos de menino,
é vencer nas quatro linhas, o real palco !
ao Sporting, Braga e Porto considerar,
respeitando tudo e todos, toda a gente,
ser do Benfica
é ter mil desejos de glória
é acender a chama rubra da genica
é ter as garras e asas da Águia Vitória
e lutar, lutar sempre, pela conquista !
é saber que sem sofrer não há Amor,
é ser Eusébio e Coluna, pura entrega,
e não esquecer Feher, lembrando a Dor !
ser do Benfica
é unir os Portugueses pelo mundo,
e dar-lhes montes de orgulho ao seu ego,
é ousar ser pimba no versejar,
declamando á maneira do instante.
*
cruza, cruza, Aimar
grita o estádio ansioso
golo é golo do Cardozo
mas que passe de pasmar !
*
aconteceu, vamos gritar bem alto,
SLB, SLB, SLB
Glorioso, SLB .
Glorioso, SLB .
,
vivó Benfica,
,
saudações Benfiquistas,
*
Não sou benfiquista (o meu clube é daqueles pequeninos a que os grandes roubam descaradamente, mas adiante), não posso esquecer as duas Taças dos campeões europeus que ganharam.
O Barcelona e o Real Madrid eram, na altura, as melhores equipas a nível planetário.
Lembro-me de quão suada foi a vitória sobre o Barcelona, mas a verdade é só uma: ao longo da história, sempre derrotámos os espanhóis ... (rsss, rsss, rsss)

Um abração

Mensagens populares deste blogue

JOLRNALISMO SÉNIOR - PIONEIROS XXI

Mundo e Vida

General Alves Ribeiro