MUNDO E VIDA

FÁBRICA SIMÕES
 
A Fábrica Simões, a laborar num edifício construído, de raiz no Bairro de Benfica, na Avenida Gomes Pereira, em Lisboa, foi criada no já longínquo ano de 1907. Ali chegou a trabalhar cerca de um milhar de operários. Possuiu creche, onde as empregadas podiam deixar os seus filhotes.
A unidade fabril era dedicada a confecções de “langerie”.
Ao tempo, muitos operários vinham da vizinha Amadora, terá sido a mesma que trouxe a Benfica o primeiro surto de desenvolvimento e terá sido o motivo porque a artéria ficou muito conhecida na cidade.
Quase em frente à Fabrica, muitos estarão lembrados de haver uma vivenda, onde moravam os proprietários, No meio do seu jardim havia uma estatueta, representando o fundador.
Foto Internet: o projecto

Há mais de vinte anos, que a grandiosa Fábrica deixou de laborar. No entanto o edifício ainda existe, sendo um dos poucos fabris antigos existentes em Lisboa.
O edifício, de bela arquitectura, bastante degradado, situa-se na Avenida Gomes Pereira, junto à junta de freguesia local, havendo um projecto para o recuperar, para um condomínio com espaços de lazer.
A recuperação em projecto prevê um aumento de 700 automóveis, para o que se prevê também um via subterrânea para mais fácil escoamento de trânsito, não afectando o existente, já que a Avenida Gomes Pereira, entronca na Estrada de Benfica, com a Avenida do Uruguai.

Foto Daniel Cota: Friso do edifício, vendo-se o projecto

Por essas vias, passa muito trânsito se destinará ao Centro Comercial Colombo, também em Benfica, de grandeza impar, o que evitaria afectar.
Julgo que o empreendimento de requalificar do espaço, porque presumivelmente se irá destinar a uma classe alta, não aguardará muito espaço de tempo a ser construído, apesar da crise que se conhece.

Por Daniel Costa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mundo e Vida

General Alves Ribeiro

JOLRNALISMO SÉNIOR - PIONEIROS XXI