MUNDO E VIDA

POESIA – UM LIVRO E DUAS BROCHURAS

Caminhei…
Caminhando…

Primeiro, o livro de poemas “Caminhei… Caminhado… “ Da autoria da amiga bloguista Lili Laranjo, mulher extremamente activa, e profícua poetisa.
No texto da contracapa achei óptima a definição ali publicada, escrita como prefácio de Paulo Salvador, passo a transcrevê-la:


- “ Ao longo dos anos, muitos foram os universos, os momentos, as angústias espalhadas nos livros da autora.
Ela escreve o que pensa e nem sei se precisa de pensar no que escreve. Tenho a ligeira sensação que se calhar a amiga Lili Laranjo, sensível e frágil, sente escrevendo e escreve sentindo o momento.
A ela as palavras são amigas. Nós, como amigos, mais não temos do que aceitar esta nova viagem ao seu mundo pleno de intimidades, hesitações, alegrias e tristezas, desânimo e força.
Esta obra é uma, a mais importante neste momento, mas será sempre mais uma antes da próxima. A inquietude da Lili não a deixa parar. Ela é como o vento, “ que vem devagar ou com força, que sopra com vontade””.
Tive o prazer de ler o presente livro, como tenho lido outros dela e gostava apenas de destacar aqui a palavra “inquietude”.

Aplica-se-lhe bem.
Sublinho com um poema do livro:

VIDA

Ó vida, vida
De cardos e espinhos
Ó vida de amor e beleza
Ó vida, vida
De encontros e desencontros
Ò vida, vida
Que eu quero que seja sentida
Para que possa ser vivida

De notar que a capa do livro é da sua autoria, como são todas as dos seus livros, sendo cerca de uma dezena, na maior parte de poesia. É conveniente mencionar que também se dedica à pintura, a qual já expôs variadas vezes.

SONHOS

SONHOS, é uma brochura, a segunda da poetisa nordestina (Brasil) Ma Socorro. Tenho o prazer, o privilégio, de ser com ela, coo autor do blog, ENCONCONTROS LUSO - BRASILEIROS DE POESIA, neste painel.
É também uma poetisa muito profícua, além de ter lido ambas as brochuras acompanho o seu blog pessoal, noutro grupo que não o Blogspot.


Falar da poesia de Ma Socorro portanto, não se me torna difícil, porque gostei de a ler, como de acompanhar o que escreve e como o faz. Considero-a pois, uma excelente poetisa, além de que me fascina a cultura e o folclore do nordeste brasileiro.
Deixo o seguinte poema de SONHOS:

SÚPLICA DE DESEJO

Eu chamo pelo teu nome
Sonho… Amor… Sedução
Muito mais do que imaginas
Súplica dos meus desejos
Bálsamo da minha paixão
Na essência deste amor
Que invade todo o meu ser
Em mim!... Em ti
Ânsia de amar-te!
Deixa-me amar-te!
Deixa-me beijar-te!
Deixa-me amar-te!
Deixa-me amar-te!

Ma Socorro

ESTRELA

Estrela é a designação do primeiro, não terei apreciado menos, poderá haver uma diferença no seu todo: menos sabor a sensualidade, esse modo tão característico, quanto belo e suave da poesia brasileira, dos amigos bloguistas do país irmão.

Daniel Costa


Comentários

AFRICA EM POESIA disse…
Daniel
Surpresa Linda
Obrigada por seres meu AMIGO

Um beijo
poetaeusou . . . disse…
*
Amigo
,
que as vagas de 2011,
vos(te) traga um mar de saúde e
marés de coisas boas (se possível)
,
abraçada amizade,
,
*
Parece ser fantástico o livro. Parabens a ela e sucesso.
Bjos achocolatados

Mensagens populares deste blogue

Mundo e Vida

General Alves Ribeiro

JOLRNALISMO SÉNIOR - PIONEIROS XXI