EU PESCADOR ME CONFESSO

                  
EU PESCADOR ME CONFESSO

Confesso que de miúdo, por vezes, ainda andava na escola primária e ía apanhhar umas lapas, nas pedras do Lagido, assim se designa uma extensão de mar rochoso em frente á Bufarda, o local para onde se deslocavam vários amadores do tipo de pesca, digamos desportiva, com negaça e camaroeiro, das várias aldeias vizinhas.
o Lagido ficará a cerca de quatro quilómetros da aldeia, um por estrada, até ao Alto do Verissímo, à estrada que vai de Torres Vedras a Peniche, passando pela Lourinhã. Ali entroca toda a actividade local e é daí que, se vai direito até ao mar, por caminho de terra, de altos e baixos, se vai até esse magnífico oceano.
Situa-se entre a pequena prainha, com marina de Paimogo, no concelho da Lourihã a sul, e o chamado Porto da Bufarda concelho de Peniche, a norte, aquele com estrada marginal, vinda da Paria da Areia Branca, este perto da praa a estação balnear de S. Bernardino.
Porque, "o trabalho do menino é pouco, quem o despresa é louco", era preciso a dispensa do pai, que quando aprovava, era porque ia com a tia Lourdes e a senhora Alzira, pescadoras exímias de navalheiras e polvos.
A tia Loudes, era filha de pescador sazonal, o meu avô e enteada de um profissional a tempo inteiro, a quem chamei sempre avô, não admirava a propensão hereditária de se dedicar á pesca, tanto mais que, da mesma resultaria algo do sustento dos filhos..
A breve trecho já eu me entregava à faina daqueles moluscos, que reproduzindo-se, muito mais á frente onde onde chegava o fundo daquele mar pedregoso, adequado á reprodução , vindo depois para junto da costa, sobretudo, depois de Março, por uns meses, em que também as marés traziam uma imensidade de ouriços.
Os ouriços, esse manjar do mar, trazidos mais em Abril, arastados pela grandes marés de lua cheia, eram apanhados com uma foice velha, muitos leigos acorriam para os recelher às sacadas, que vinham às suas costas ou em burros, depois assados em fogueiras e rachados a meio, ainda com uma foice, e comidas assim as várias ovas amerelinhas, contidas - um verdadeiro petisco com inigualável sabor a maresia!...
Nas marés de ouriços, não se pensava noutra azáfama, nunca havia falhas, eles alí estavam espraiados à disposição de todos.
Na pesca do polvo e da navalheira nem sempre corria bem, talvez porque se avizinharia atmosfera adversa, porém no que respeita á segunda em Abril era certo o ditado: "Em Abril sete no covil", então havia noites de luar maravilhosas, aproveitando a vazante, tendo como guia o "Borda D`Água, para as marés, passava madrugadas na faina daquela pescaria.
Cheguei a apanhar quarenta, o ritual repetia-se várias noites e destinavam -se à numerosa família, mesmo sendo avantajada, ficava cheia daquele marisco de gradeza superior, tenho-o como mais saboroso do que a lagosta, por um paladar mais fino, só que muito menos carnudo.exegindo, uma certa perícia, no acto do preparo, para soborear.
O polvo da zona, com o máximo de peso de quilo, regra geral, havia quase o ano, mas com épocas de menor quantidade, a qualidade de sabor era também excelente e a mãe sabia, várias maneiras de o cozinhar.
- Que petisco!...
Ambos eram animais muito parvos, caíam como tordos, eram gulosos a tentar morder o isco.
Para a pesca do polvo, usava-se um rabo de bacalhau, uma sardinha salgada ou um caranjeijo, daqueles moiros e eles vinha atrás e nem tocavam no isco, bastava arrancá-los do buraco e zás!... Com as manápulas eram apanhados tirada a pate preta da cabeça ou ferrado, o que os fazia imediatamente esmorecer, após o que se deitavam no camaroeiro ou atá num saco que, a tiracolo, sempree era trazido.
Para as navalheiras era diferente, uma enfiada de lapas, minhocas e a ideal serrada, que dava um certo trabalho a retirar das pedras, na vazante. Com esse isco atado na ponta da negaça, punha-se no buraco e muito quietinho, esperava-se, se lá estivesse bicho este agarrava-se com as tenazes, só largava, quando filado dento do comaroeiro, um pau comprido, com uma espécíe de rede, em forma de cesto, na ponta.
Sempre presente, a idéia de chegar mais longe! Pescar com cana, foi o passo a seguir, passei a alinhar com o Júlio, um rapaz mais velho, pelo que nas horas mais vagas ou aos Domingos, lá iamos a mais uma pescaria, a uma tentativa, primeiro a pesca habiual, com negaça, depois da maré encher, pressupostamente, a criar melhor condição, lançar o anzol.
A cana, não era de bambú ou de cana da ìndia, nem tinha carreto, a chumada era feita de um qualquer resto de chumbo, que andava por casa, derretido e arrefecido, na concavidade, com o formato e a forma adequada, que havia sido préviamente, aberta numa batata.
Houve a habitual poupança, para comprar os anzóis e o fio de nylon, numa quitanda de Geraldes.
Só faltava empantar (prender) os anzóis o que foi aprendido, rápidamente, dando um prazer enorme, pois tinha aprendido a dar um nó de marinheiro, ao fim e cabo muito simples, mas parecia-me uma obra de arte.
Procuráva-se uma pedra, junto sítio que, pelas característas da água, parecia adequado e dáva.se inicio á pesca de peixes de tamanhos menores, como de sarguetes e robalos, por vezes ficámos sem dar por algum peixe morder.
Como tínha de percorrer aquele quilómetro, para chegar a casa, bastas vezes era indagado pela pesca, o que era tido como desgredável humilhação, quando nada se tinha apanhado.
Para calar as bocas, um dia, antes de resolvemos pescar cabozes na babugem do bater das ondas, o mentor que tinha de ser sempre o Júlio, aventou que com a negaça, ainda com o isco da navalheira, o mar a encher rápidamente e prestas a bater nos rochedos, os peixes a cairem e lá se conseguiu uma boa teca.
Deu-se então o regresso, não era pensável, mas a mãe exultou e disse:
- Ainda é muito a tempo, farei desse peixe um pitéu para o jantar, vão ver uma maravilha. E assim foi, nem imaginava!...
Aconteceu, um dia algo de inusitoado: Como pesqueiro, foi escolhida uma grande rocha, a maré foi enchendo, aa sair a água quase tapava a pequenez, fruto da tenra idade, o Júlio já muito assustado, atravessou rápidamente a água comigo aos ombros, mais os apetrechos e o fruto da pesca, que nem tinna sido má.
Tudo acabou, estávamos fora de perigo e aspiramos profundamente a brisa marinha.

Daniel


Comentários

Val Du disse…
Que história bonita.
Pescar é uma atividade tão antiga e tão valorosa.

Bjos.
BlueShell disse…
De pesca percebo pouco...mas gostei de saber algumas coisas...(quase todas)...LOL
Obrigada
BShell

Mensagens populares deste blogue

JOLRNALISMO SÉNIOR - PIONEIROS XXI

Mundo e Vida

General Alves Ribeiro