APRESENTAÇÃO DO LIVRO BRASIL : SORRISO DE DEUS




A imagem pode conter: oceano, texto, ar livre e água
 A imagem pode conter: Maria Tavares, a sorrir, closeup e interiores


 APRESENTAÇÃO DO MEU LIVRO "BRASIL : O SORRIDO DA DEUS"

A Tita, na foto, apresentou o livro que, antes lera. Foi muito simpática para mim. Por por tudo lhe lhe agradeço.
Só ontem, num encontro, onde esteve o amigo Fernando Martins, grande obreiro também da grande festa, que foi o lançamento de BRASIL : O SORRISO DE DEUS, me entregou o texto que lera.

BRASIL O SORRISO DE DEUS
Autor: Daniel Costa
(apresentação)
Boa tarde, a todos
1 – Em primeiro lugar quero agradecer ao meu amigo, Daniel Costa, o gesto com que me honrou em me convidou para apresentar, ou melhor, para apresentar o livro que agora publica.
2 - Antes disso, não posso deixar de lhe dirigir algumas de admiração, de admiração, de mérito por este seu trabalho, pesquisa e curiosidade, que tão bem o definem e que este tema: - o Brasil e a sua descoberta pelos portugueses, personificada por Pedro Álvares Cabral de 1500, com a consequente colonização daquele imenso território, de que este mesmo livro nos fala, são prova e testemunho dessas mesmas características do autor.
3 – Li com muito interesse. Do princípio ao fim, todas as páginas do livro “BRASIL O SORRISO DE DEUS” e, através de cada história, ou crónica, como queiramos chamar-lhe, o autor leva-nos a descobrir muito da nossa história; da história de Portugal e dos povos em geral, nomeadamente dos povos europeus, da sua cultura, lutas e ambições, numa época fortemente marcada pelos descobrimentos, ou seja, pela sua Descoberta de Novos Mundos, a que aos Portugueses se deve a maior glória, nessa Epopeia.
4 – É importante referir a forma criativa e cativante com que o autor nos conduz na descoberta e compreensão dessa mesma história.
5 – Através da criação da personagem Teodósio de Mello, figura picada pelo bichinho da curiosidade imbuída de um espírito ávido de conhecimento, a que também não falta uma dose de romantismo, vai-nos descrevendo as várias cidades brasileiras, com as suas origens, cultura e influências.
- Por exemplo na página 27 sobre Salvador da Bahía…
- O livro na pág. 32 fala-nos de um período marcante na história na história – a retirada da corte portuguesa para o Brasil, onde permaneceu 13 nos, motivada pela ameaça das invasões francesas: … o imenso Brasil de hoje…
- Págs. 37/39 fala-nos da evangelização: Jesuítas, Franciscanos, a Companhia de Jesus, e de figuras incontornáveis como Inácio de Loyola, Padre Manuel da Nóbrega e Padre António Vieira.
- Fala-nos da arte, na pág. 60, e da cidade de Ouro Preto.
- Na pág. 119 fala-nos dos Bandeirantes e do ouro. “O ouro do Brasil” que faz parte da nossa memória colectiva, associado à corte do nosso rei D. João V, o magnânimo, perpetuado nas emblemáticas e majestosas obras que são hoje património cultural e arquitectónico, nomeadamente o Convento de Mafra, o Aqueduto das Águas Livres de Lisboa, a Igreja da Torre dos Clérigos no Porto, a Biblioteca da Universidade de Coimbra e o Palácio de Queluz.
5 - A cultura do Brasil é uma síntese e o resultado da influência de vários povos e etnias, entre elas, a indígena e a africana.
Mas naturalmente que, após três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é maioritariamente de raíz lusitana.
Ela está presente, na pintura, na arquitectura, na escultura, na música, na religião, na gastronomia, nas artes em geral, nos costumes e nos padrões culturais.
É essa herança cultural de que a língua é o seu expoente máximo, e que fraternalmente nos liga, de que ambos os povos, quer o português, quer o brasileiro se devem orgulhar.
Sem dúvida que é esse Brasil, com as suas origens, cultura e desenvolvimento de que o autor Daniel Costa, nos fala neste livro, e que mais do que isso, sentimos ao lê-lo, que certamente a debruçar-se sobre o tema com que nos presenteou.
Obrigado ao Autor
Maria Augusta Tavares (Tita)
Livro BRASIL : O SORRISO DE DEUS, preço capa 11.00 €uros
BRASIL : O SORRISO DE DEUS, preço capa 37 Reais
Daniel Costa – Escritor
P. Artur Portela, 2 – 5º. Dtº.
1500-61 Lisboa
Telf. 932795115
E Mail: dan.costa@zonmail.pt
Livro BRASIL : O SORRISO DE DEUS, preço capa 37 Reais
Envio para Daniel Costa, por Banco Postal

Comentários

chica disse…
Que legal! Desejo muito sucesso! Parabéns!

Daniel, que o Natal seja lindo, abençoado e feliz! beijos, tudo de bom,chica
Ana Bailune disse…
Parabéns por esta realização, Daniel!

Tenha um Feliz Natal, e um 2019 de muita luz e sucesso!

Mensagens populares deste blogue

Mundo e Vida

General Alves Ribeiro

JOLRNALISMO SÉNIOR - PIONEIROS XXI